Eu sou Irenà Rauda,
escritora, crítica de processo e pesquisadora. Nasci em Belém do Pará e vivo em São Paulo há mais de 5 anos. Sou Mestranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP e investigo os atravessamentos entre escrita, corpo e presença.
Sou fundadora e diretora da Macabeana, bem como também coordeno o selo independente de mesmo nome.
Atuo com oficinas, residências, publicações experimentais e criação de narrativas híbridas que transitam entre a poesia, o arquivo e a performance textual.


Foto: Mel Knolow




Universidade do Algarve (2025)
Artista-Investigadora
Em 2024, eu iniciei uma nova jornada no meu caminho profissional, trazendo para a minha prática os conhecimentos de artista-investigadora. Trata-se de um território no qual a pesquisa acadêmica alimenta a criação literária, e vice-versa, proporcionando uma ampliação do entendimento dos nós que compõem a rede que alimenta o processo de criação.
Desse ambiente profícuo de arte-investigação já nasceram 4 publicações, 7 comunicações orais, 1 workshop internacional, 1 palestra internacional, 1 romance literário em processo de escrita e 1 projeto ainda em fase de autodescoberta chamado "Tinta que atravessa". Além de diversas artes visuais (pinturas, fotografias e vídeos) experimentais.
